Artigos

Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa segundo o DSM-V

De acordo com o DSM-V (manual diagnósticos e estatístico dos transtornos mentais, 2014), a Anorexia Nervosa (AN) é caracterizada pela baixa ingestão calórica, a partir de restrições rigorosas que geram extremo baixo peso corporal no contexto de idade, gênero, trajetória do desenvolvimento e saúde física. Ademais, ocorre a apresentação do medo mórbido de engordar e perturbações quanto ao peso e à forma corporal; comumente, pode haver distorção da imagem corporal.

Classifica-se Anorexia Nervosa em dois subtipos: a purgativa, na qual pode ocorrer ou não episódios de compulsão, caracteriza-se pelo vômito autoinduzido, realização de enemas e uso de laxantes e/ou diuréticos; e a restritiva, em que a paciente limita sua alimentação. Em ambas pode haver o abuso de exercícios físicos.

A Bulimia Nervosa (BN) é descrita, pelo DSM-V (2014), por episódios de compulsão (episódios bulímicos) que acontecem periodicamente com comportamentos compensatórios inadequados. A característica mais evidente de pacientes bulímicos é a sua peculiar relação com a comida, cuja sensação é a de completa perda de controle. Durante o episódio bulímico, há uma ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo muito curto, seguido de comportamentos compensatórios. Esses episódios costumam acontecer às escondidas, preferencialmente quando a pessoa está sozinha, mas são acompanhados dos sentimentos de culpa, vergonha e de muito medo de engordar.

Fontes:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *