Artigos

História dos Transtornos Alimentares

Friderada: Um (possível) primeiro relato de caso de anorexia nervosa

Nesse primeiro capitulo da série histórica sobre fenomenologia comportamental da anorexia nervosa e da bulimia nervosa, apresentamos um relato de caso de transtorno alimentar.

O nome anorexia provém dos termos gregos an (sem) e orektos (apetite/desejo). Cordás e Salzano (2004) citam um artigo do autor Habermas (1986) como fonte de um possível primeiro registro que sugestionaria o diagnóstico de AN. A descrição do caso Friderada é o mais antigo até o momento, ele é datado de 895 (séc IX). Serva e obstinada trabalhadora, esta mulher após se recuperar de uma doença desconhecida, apresenta um quadro de apetite voraz. Envergonhada e determinada a se livrar deste comportamento, Friderada buscou o confinamento em um convento. Passou tempos em dietas que se tornaram rígidos jejuns. Manteve suas obrigações até ser completamente consumida pela desnutrição e falecer.

Fontes:

CORDÁS, Taki A.; SALZANO, Fabio T. Transtornos alimentares. In: Saúde mental da mulher. São Paulo: Editora Atheneu, 2004, p. 201-228.

HABERMAS, Tilmann. Friderada: a case of miraculous fasting. Internacional jornal of eating disorders. vol 5, n 3: p. 555-562, 1986.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *