Artigos

VOCÊ SABE O QUE É DSM?

 

DSM é a abreviação para “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, produzido e lançado pela Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association – APA). Sua função é classificar os transtornos mentais com a melhor descrição desses quadros e de critérios associados, a fim de contribuir com o estabelecimento e a elaboração de diagnósticos de maneira fidedigna.

A primeira edição do DSM foi publicada em 1953 e este foi o primeiro guia de transtornos mentais para a prática clínica. Atualmente, estamos na quinta edição cuja publicação ocorreu em 2013. Este manual é construído e atualizado a partir de evidências científicas e composto, principalmente, por pesquisas de neurociências e associações genéticas.

O DSM tem como finalidade propor entre os profissionais uma linguagem comum, afinada, concisa, clara e objetiva das características principais e centrais de cada transtorno mental. Dessa forma, este manual é uma ferramenta para clínicos e pesquisadores de diversas áreas e abordagens teóricas.

 

 

 

Referências:

American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Araújo AC, Neto FL. A nova classificação americana para os transtornos mentais: o DSM-5. Revista brasileira de terapia comportamental e cognitiva. 2014, 1: 67–82.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *