Artigos

Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Clique aqui para fazer sua inscrição diamundialta.eventbrite.com.br

 

Um grupo de aproximadamente 120 profissionais de saúde está unido para promover o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares em São Paulo. Dentre as especialidades dos profissionais de saúde, cita-se: psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais, os quais trabalham voluntariamente, oferecendo tratamento gratuito de acordo com o sistema público de saúde.

A Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRAL), em conjunto com o Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AMBULIM – Ipq – HCFMUSP), com o Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo (PROATA – UNIFESP) e com o Grupo Especializado de Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA) reúne todos os profissionais participantes nessa colaboração.

Há mais de 25 anos, nossos programas têm oferecido tratamento para pacientes com Transtornos alimentares. Esses programas estão situados nas duas maiores universidades do estado de São Paulo. Além disso, somos referências no tratamento dos transtornos alimentares na América Latina.

A partir de nossa experiência, observamos a necessidade de ir além dos muros de nossas instituições, em uma ação de prevenção, alerta, legitimidade e representatividade político-social. Como observamos um aumento na incidência de transtornos alimentares, especialmente em adolescentes e adultos jovens, é muito importante envolver a comunidade, quebrar os estigmas das doenças psiquiátricas e mostrar a relevância de discutir os Transtornos da Alimentação.

A ação que desenvolveremos no Dia Mundial de Conscientização dos transtornos Alimentares será realizada em um parque público, onde profissionais voluntários estarão disponíveis para orientação, informação e prevenção dessa doença mental. O evento será aberto à comunidade e todos aqueles que estiverem passando pelo parque poderão se beneficiar conhecendo a ação e se informar sobre o assunto tratado nesta causa.

Profissionais, pessoas que sofrem de transtorno alimentar e seus cuidadores também são especialmente convidados a participar da ação deste dia, a fim de ter lazer ativo e energizante, cuidando de sua autoestima e do relacionamento com quem realiza seu cuidado profissional e afetivo das atividades diárias (destacando os membros da família).

Portanto, nossa ação visa reunir pessoas diretamente ligadas aos transtornos alimentares e à comunidade, mostrando e orientando sobre os fatores de risco, além de apresentar formas de buscar tratamento. Em relação à prevenção, pretendemos mostrar à comunidade que comentários que afetam negativamente a autoestima e a imagem corporal podem levar as pessoas a caminhos intensos de sofrimento.

Em suma, além de nosso tratamento diário dos transtornos alimentares, outra grande motivação para o nosso envolvimento neste Dia de Conscientização é o apoio Academy for Eating Disorders, por nos fornecer materiais e possibilitar o trabalho em conjunto.

 

*Para mais informações, entrar em contato com diamundialta@gmail.com.

 

Equipes Envolvidas:

 

EQUIPE AMBULIM

 

EQUIPE PROATA

 

EQUIPE GENTA

 

EQUIPE ASTRAL/AMBULIM

 

*Veja o site oficial da Academy para o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares: http://www.worldeatingdisordersday.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *