Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares – Ações ASTRALBR 2020

A celebração do Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares de 2019 no Parque Villa Lobos organizada pela Astral foi um sucesso. Visando dar continuidade a este legado iniciado com a criação da Astral pela advogada Maria Clara Siqueira Castro, pensamos em replicar o evento porém desta vez no Rio de Janeiro cidade natal da fundadora.

Porém, o surgimento totalmente inesperado  do Covid19 que pegou o mundo inteiro de surpresa, inviabilizou nosso projeto e tivemos que dar uma guinada para o mundo virtual.

Apesar de ser um caminho ainda relativamente novo para nós, o mundo virtual tornou-se uma ferramenta universal de longo alcance e utilizamos desta para, quem sabe, atingirmos muito mais pessoas que poderíamos atingir se estivéssemos no mundo presencial.

Com o apoio incrível e fundamental  do Instagram (que já havia nos apoiado no ano anterior) conseguimos criar diversas ações virtuais para a conscientização dos Transtornos Alimentares que não ficou apenas focado em um dia específico e sim em semanas.

As ações que desenvolvemos foram praticamente todas em nossa plataforma  de Instagram @astralbr e incluiu:

Live : “Quebrando Padrões e o Estigma dos Transtornos Alimentares” com a “Influencer” Leticia Muniz sendo entrevistada pelo membro de nossa Equipe Técnica o Nutricionista Muriel Depin no dia 30/05 (atingimos mais  de 2700 pessoas).

Live dia 02/06 de Locais de Tratamentos Gratuitos (parte 1) mediada  pela Psicóloga Graziela Dassoler, membro da equipe técnica da Astral, com o Ambulim SP (Dr. Táki Cordas), GOTA RJ (Dr. José Carlos Apolinário), CETTAO RJ (Simone Freitas) e PROATA SP (Dra. Mireille Almeida) (atingimos mais 2100 pessoas).

Live dia 09/05 de Locais de Tratamento Gratuito (parte 2) mediada  pelo Dr. Táki Cordás nosso  Supervisor do Conselho Técnico da Astral e Fundador do Ambulim com ATA (PR) (Dra. Cristiane Almeidas dos Santos), Ambulatório de Transtornos Alimentares do HBDF (DF) (Dra. Renata Soares), CETRATA (CE) (Dr. Fabio Souza) e GENCA (AC) (Dra. Camila Rocha de Carvalho) (atingimos mais de 1300 pessoas).

Vídeos psicoeducativos com diversos profissionais da área de Transtornos Alimentares. Todos eles com alcance de mais de 2 mil visualizações sendo que o do Dr. Taki mais de 4 mil.

Vídeos com nossas apoiadoras Daiana Garbin criadora do Portal Eu Vejo e Fernanda do Valle autora de diversos livros (com média de 3 mil visualizações). 

Ilustrações com frases criadas pela equipe da Astral  (com a ajuda de impulsionamentos dado pelo Instagram a Astral, tivemos um alcance incrível de mais de 320 mil pessoas). 

Enfim, o que era para ser um evento de um dia de conscientização transformou-se em uma grande ação envolvendo muitos apoiadores e profissionais do Brasil e com certeza com um alcance muito além do esperado. Foi um trabalho de muito esforço que envolveu toda a equipe da Astral que saiu da sua zona de conforto para migrar para o mundo virtual mas que nos trouxe resultados muito positivos . 

Agradecemos a todos que colaboraram e ajudaram nessas ações que foram tão importantes e esperamos que através delas possamos cada vez mais ajudar as pessoas e as famílias que sofrem com os Transtornos Alimentares.

            


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *