Dia Mundial de Conscientização de Transtorno Alimentar – Ação São Paulo -2019

No dia 2 de junho de 2019, mais de quinhentas pessoas ajudaram a dar continuidade a uma história que estava pausada desde 12 de junho de 2015. Data em que Maria Clara Siqueira Castro fundadora da ASTRAL fez sua passagem devido a um transtorno alimentar.

O domingo amanheceu chuvoso e nós da Astral pensamos: “Será que o clima vai interferir no nosso tão esperado evento?”. Mas como disse a Profª. Drª. Paula Costa Teixeira, coordenadora geral da ação: “a chuva não atrapalhou, veio quem estava pronto para ser transformado interiormente”. E muitas pessoas estavam nesse processo de mudança, pois o evento foi um sucesso!

A satisfação da comissão organizadora com o comparecimento de tanta gente interessada a quebrar o estigma que paira sobre os transtornos alimentares (TA) foi contagiante. Foram mais de 200 pessoas que participaram cheias de disposição e vontade de esclarecer suas dúvidas.

A Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRAL) reuniu profissionais de saúde especializados em transtornos alimentares dos principais grupos de São Paulo:

  • Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AMBULIM-IPq-HCFMUSP);
  • Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD-IPq-HCFMUSP);
  • Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo (PROATA-UNIFESP);
  • Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA);
  • Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN).

Os profissionais de saúde desses grupos atuam em caráter voluntário em seus respectivos programas de tratamento e pesquisa. E também nesta ação pelo Dia Mundial de Conscientização, todos os especialistas se voluntariaram a compor a equipe neste dia tão importante para as pessoas que sofrem de transtornos alimentares.

Nossa ação contou com três fóruns e diversas rodas de conversas num ambiente descontraído do Parque Villa-Lobos, em que as pessoas puderam falar diretamente com os profissionais, que estavam dispostos a responder as dúvidas de participantes atentos e curiosos, foi uma troca rica e proveitosa. Foi uma grande oportunidade para aqueles que sofrem no silêncio, e para aqueles que têm dificuldades de compreender a doença, como pais e familiares de pessoas com TA.

A jornalista e autora do livro “Fazendo as pazes com o corpo”, Daiana Garbin também esteve presente como moderadora do primeiro fórum do dia. Ela foi uma das apoiadoras oficiais do evento, sendo porta-voz da ASTRAL na divulgação nas redes sociais.

Além da ação presencial no parque, foram feitas transmissões ao vivo pelas redes da @astralbr no Instagram e Facebook, e alcançou mais de 2.500 mil pessoas.

A mobilização para ação em São Paulo inspirou outras iniciativas espalhadas pelo Brasil, como em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Alegrete (RS), e Belo Horizonte (MG).

A realização deste evento só foi possível porque muita gente acreditou e apoiou nossa iniciativa. Nossos agradecimentos especiais aos apoiadores oficiais listados a seguir:

  • O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • a comissão do World Eating Disorders Action Day da Academy for Eating Disorders;
  • o Instituto Maria Clara Siqueira Castro;
  • o Portal EuVejo da jornalista Daiana Garbin;
  • a Plataforma EventBrite;
  • o Parque Villa-Lobos e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente;
  • o Instagram e Facebook.

Agradecemos mais uma vez a participação de todos, o comparecimento de cada participante, profissional e apoiador fortaleceu a ASTRAL para as próximas ações.

Acesse aqui nosso balanço final e agradecimentos oficiais aos grupos e apoiadores da ação SP.

 

Veja algumas das fotos que retratam o impacto da nossa ação.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *